domingo, 20 de julho de 2014

Não Sabemos o dia nem a hora mas Ele vem! Jesus está voltando! - Parte II

1 Tessalonicenses 5:1 - "MAS irmãos acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva; 
5:2 - Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite;
5:3 - Pois, que, quando disserem: Há paz e segurança; então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão.

Nestes versos, Paulo, mais uma vez de forma clara e sem dúvida, diz que ninguém sabe quando Jesus vai voltar. Ele não dá dicas sobre como saber quando Jesus voltará; na verdade, indica que será uma surpresa para todos, até mesmo os fiéis!
Será que alguém já ouviu falar de um ladrão que ligou e avisou a vítima que ele estava indo para arrombar sua casa em um determinado dia? Isso não acontece!
Ninguém sabe quando Jesus voltará. Por ninguém saber muitos acreditam que Ele nunca vai voltar. Alguns olham para o longo tempo que passou e concluem que Ele nunca virá. Outros, olham para esse longo tempo que já passou e dizem que vai demorar um longo tempo ainda até o retorno de Jesus. Eles estão dizendo: "Paz e segurança!" Eles são seguros em sua crença. Paulo aponta, em seguida, que a volta de Jesus será repentina. Será como o aparecimento de dores de parto de uma mulher, o retorno de Jesus será de repente. Finalmente, ele diz que haverá uma consciência universal da volta de Jesus. Os que duvidarem, não irão escapar! 

Em 1 Tessalonicenses 5 Paulo destacou os seguintes pontos:
1. Ninguém sabe quando o Senhor Jesus voltará. 
2. Seu retorno será uma surpresa para todos, até mesmo para os fiéis. 
3. Céticos e incrédulos vão se sentir seguro em sua segurança. 
4. Quando Ele vier, vai ser universal! Mesmo os céticos e incrédulos vão saber disso.

Tendo destacado esses pontos uma observação muito importante é feita:  Os irmãos fiéis, ainda que não sabem quando Jesus vai voltar, não serão pegos de surpresa!

Em 1 Tessalonicenses 5:4 - Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; 
5:5 - Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas.

Paulo usou duas figuras nos versículos 4 e 5: "dia" e "noite". A ideia é que durante o dia, as coisas boas e construtivas são realizadas pelo trabalhador, enquanto, à noite, os homens trabalham o que é indecoroso e do mal. Lembre-se das palavras do próprio Jesus em Lucas 12:42-46? 
Lucas 12: 42 - E disse o Senhor: Qual é pois o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração?
43 - Bem-aventurado aquele servo a quem o senhor, quando vier, achar fazendo assim.
44 - Em verdade vos digo que sobre todos os seus bens o porá.
45 - Mas, se aquele servo disser em seu coração: o meu senhor tarda em vir; e começar espancar os criados e criadas, e a comer, e a beber, e a embriagar-se,
46 - Virá o Senhor daquele servo no dia em que o não espera, e numa hora que ele não sabe, e separá-lo-á, e lhe dará a sua parte com os infiéis.

Assim os fiéis são caracterizados como sendo "dia" porque eles estão ocupados por Deus e, portanto, ficam em um estado ou condição de preparação. Os infiéis são caracterizados por "noite" e as trevas, porque eles não estão nem preparados para nem preocupado em servir a Deus.

Se até mesmo os fiéis não sabem quando Jesus voltará, como pode o Seu retorno não ser uma surpresa? Os fiéis esperam seu retorno momentaneamente, e estão continuamente preparados para Sua volta! Os fiéis não podem ser apanhado desprevenidos, porque o próprio fato de a incerteza de quando Jesus voltará os fazem  a ficar em estado de prontidão. A própria incerteza de quando Jesus voltará cria uma sensação de expectativa e diligência. Como uma criança na véspera de Natal, a esperança e a alegria o impeçam de dormir. Jesus pode retornar qualquer momento! Eu não posso esperar! Vem depressa Senhor Jesus, vem depressa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário