terça-feira, 24 de junho de 2014

Segundo a Bíblia, o que é Amizade Verdadeira?

A Amizade Verdadeira, segundo a Bíblia

Jesus nos deu a definição sobre o que é um verdadeiro amigo. João 15:13-15  "13 - Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. 14 - Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu ordeno. 15 - Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso. eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tornei conhecido a vocês."  Jesus é o exemplo puro de um verdadeiro amigo, pois Ele deu a sua vida por seus "amigos". Além disso, qualquer um pode tornar-se Seu amigo por confiar nEle como seu Salvador pessoal, nascer de novo e receber nova vida Nele.

Um exemplo de Amizade Verdadeira era entre Davi e Jônatas.

*A amizade que nasceu no coração de Jônatas e Davi era algo tão profundo que levou Jônatas a arriscar-se em favor de seu amigo. Em I Sm 20.33 Saul tenta matá-lo por estar defendendo Davi: “Então, Saul atirou-lhe com a lança para o ferir; com isso entendeu Jônatas que, de fato, seu pai já determinara matar a Davi.” Jônatas, que parecia ter dificuldades em acreditar que seu pai ainda queria matar a Davi (I Sm 20.2: “Ele lhe respondeu: Tal não suceda; não serás morto. Meu pai não faz coisa nenhuma, nem grande nem pequena, sem primeiro me dizer; por que, pois, meu pai me ocultaria isso? Não há nada disso.”), agora tinha motivos de sobra pra crer que Saul estaria pronto a tudo para eliminar Davi, até mesmo matar seu próprio filho. A princípio Jônatas tinha porque duvidar que seu pai ainda quisesse matar Davi, pois ele havia lhe jurado que não o faria (I Sm. 19.6: “ Saul atendeu à voz de Jônatas e jurou: Tão certo como vive o Senhor, ele não morrerá.”). Porém as atitudes de Saul  durante a Festa de Lua Nova não deixavam mais dúvidas de que aquele juramento não seria cumprido.
Jônatas agora sabia que se sua amizade com Davi fosse mantida ele corria risco de vida. Contudo isso não foi razão forte o suficiente para abalar aquela aliança de amor firmada entre Jônatas e Davi. Jônatas não estava disposto a abrir mão desta amizade por coisa alguma. 
Davi também correu riscos em virtude de sua amizade com Jônatas. Após a morte de Jônatas Davi procurou saber se ainda havia algum descendente de Saul vivo: Disse Davi: Resta ainda, porventura, alguém da casa de Saul, para que use eu de bondade para com ele, por amor de Jônatas?” II Sm. 9.1. Ao ser informado de que havia um filho de Jônatas vivo Davi o levou para morar no palácio e comer da sua mesa:”Trabalhar-lhe-ás, pois, a terra, tu, e teus filhos, e teus servos, e recolherás os frutos, para a casa de teu senhor tenha pão que coma; porém Mefibosete, filho de teu senhor, comerá pão sempre à minha mesa. Tinha Ziba quinze filhos e vinte servos”.  II Sm. 9.10. O mais comum em uma situação como aquela seria procurar eliminar todos os descendentes de Saul já que estes poderiam procurar promover um levante ou o assassinato de Davi para recuperar o trono, no entanto, Davi ao invés de temer perder o trono e quem sabe a sua própria vida corre o risco por amor a Jônatas. Ë preciso lembrar que Jônatas era amigo de Davi e o amava, mas Mefibosete não necessariamente. *(Rev. Welerson Alves Duarte Terceira IPC de Guarulhos)

Provérbios é uma fonte de sabedoria sobre a Amizade

Provérbios 17:17 "Em todo o tempo ama o amigo; e na angústia nasce um irmão."
Provérbios 18:24 "Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado do que um irmão."
Para ter um amigo é preciso ser amigo.
Provérbios 27:6 "Fiéis são as feridas feitas pelo que ama, mas os beijos do que aborrece são enganosos."

O Princípio da amizade também é encontrada em Amós

Amós 3:3  "Duas pessoas andarão juntas se não estiverem de acordo?"
Amigos tem espíritos semelhantes. Se você pode contar seus verdadeiros nos dedos de uma mão, você é uma pessoa abençoada. Um amigo é alguém, que aceita você do jeito que é. Um amigo nunca te dar medo de ele juga-lo. Um amigo é alguém que você tem total confiança.  Um amigo é alguém que você respeita e que te respeita, não com base em mérito, mas com base em uma semelhança de espírito.

Finalmente, a verdadeira definição de um amigo de verdade vem do Apóstolo Paulo

Romanos 5:7-8 -  " 7 - dificilmente haverá alguém que morra por um justo, embora pelo homem bom talvez alguém tenha coragem de morrer. 8 - Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadore."

João 15:13 - "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário